Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Quinta-feira, 5 de Maio de 2011

Sumol

A Sumol é uma marca portuguesa de refrigerantes.

Esta marca que hoje pertence ao grupo Sumol+Compal nasceu após, em 1945, um grupo de amigos ter decidido abrir uma pequena empresa em Algés (Lisboa), destinada ao fabrico de laranjadas, gasosas e gelo, com um investimento do equivalente a 500 euros, com o nome de Refrigor, Lda.

O primeiro refrigerante Sumol surge no Verão de 1954, apresentado pela primeira vez na esplanada do café "Caravela d'Ouro" foi onde o Sumol Laranja se deu a conhecer aos consumidores. No final desse ano foi registada a marca que ainda hoje existe. Quatro anos depois, em 1958, é lançado o Sumol Ananás, que permanece ainda como o segundo sabor mais vendido da marca.

Em 1965 foi lançada a primeira estratégia de marketing pela Sumol, uma novidade na altura, por ser a primeira empresa de bebidas não alcoólicas a fazê-lo em Portugal. A marca apostou no conceito de diferenciação, para se demarcar da concorrência, e a frase adoptada pela marca foi "Um gato é um gato, um cão é um cão. Sumol é aquilo que o outros não são".

Quatro anos após a Revolução do 25 de Abril de 1974, a Sumol adoptou uma nova estratégia, associando a sua imagem, pela primeira vez, a uma figura pública e na altura a imagem de Herman José foi a escolhida pela irreverência e pela naturalidade da marca.

Já na década de 80, em 1984, a Sumol passa a adoptar o formato de lata de 0,33L e em 1986 passa pela primeira vez a engarrafar os seus refrigerantes em garrafas de plástico de 1,5L e 2L.

No início da década de 90 a marca deixa de utilizar de vez as garrafas de vidro pirogravada que eram usadas até aqui e abandona as cores brancas, passando o rótulo a ter o nome a vermelho e riscas brancas na diagonal com um fundo verde.

Em 1994 é lançado o Sumol Maracujá e em 1997 a campanha intitulada "Alex, o cão inteligente e cúmplice do seu dono" que ainda hoje é recordada.

Já no novo milénio a Sumol passou por uma nova fase de rejuvenescimento, deixando para trás as riscas e adoptando um estilo mais moderno, mantendo o nome a vermelho, mas alterando o fundo para "manchas" verdes escuras e claras. O posicionamento do nome também marcou a diferença aparecendo a partir dessa altura na vertical. É também no início do novo milénio que é lançado o Sumol Light Laranja. O Sumol Light Ananás foi lançado já em 2002, ano em que ficou célebre um anúncio da empresa no qual era gritada a frase "Porque é que dizes isso?"

A Sumol passou novamente por um rejuvenescimento da imagem em 2003, onde “modernizou” o ómega e apareceram os sumólicos, os verdadeiros fãs de Sumol.

Em 2005 a Sumol altera a estratégia, entra no mundo do surf, alia-se mais ao futebol, contratando os jogadores da selecção portuguesa Miguel e Maniche para os Sumólicos FC e aposta nos patrocínios a desportos radicais, tanto a atletas, como aos principais campeonatos nacionais de kitesurf ou de bodyboard. Ainda nesse ano, a Sumol foi o principal patrocinador da Sumol Lisbon Parade, com mais de 30 mil pessoas a dançar pelas ruas de Lisboa.

Nos últimos anos a Sumol tem vindo a fazer parte dos grandes eventos em Portugal, como a presença em 2006 no Rock in Rio, ano em que lançou a Sumólicos Team e também o Sumol Z, sem açúcar e ainda o novo Sumol Manga. No ano seguinte associado à série televisiva “Morangos com Açúcar” a Sumol lança uma edição especial de Sumol Morangos.

Em 2008 a Sumol lançou a imagem anterior à que agora apresenta, introduz o Sumol Intense, feito de sumo e polpa de laranja com chocolate, tornando a bebida especialmente agradável para o tempo de Inverno. Também nesse ano foi renovada a imagem do Sumol Zero. No ano seguinte a Sumol lançou uma nova bebida, o Sumol Bliss, levemente gaseificado com sabor a fruta.

A Sumol continua a associar-se a eventos nacionais e a desportos radicais, como é demonstrado pela Sumol Snowtrip ou pelo Sumol Summer Fest, um festival de música Reggae. Esta estratégia da Sumol se associar a eventos relacionados com o público mais jovem continua a ser seguida em 2011, com diversos eventos para além dos atrás referidos, como por exemplo o Sumol Surf School ou o Miss Sumol Cup (competição feminina de surf e bodyboard).

Quanto à nova imagem da Sumol, passa por o conceito da marca de se associar à originalidade, inspirando-se no lettering e no ómega adoptado em 1954, ano em que foi apresentado o primeiro Sumol.

Publicado por Rebrand às 11:12
permalink

O Alfabeto Português!

Todas as letras e todas as regras do alfabeto da língua portuguesa!
alfabeto.pt/o-alfabeto-portugues.html
Rebrand de A a Z: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Rebrand © 2013
Acompanhar no Facebook
Seguir no Twitter
Subscrever RSS
TRANSLATE:

MAIS RECENTES

Solvay

Grupo CGI

American Airlines

Nivea

SAAB

MEO

VH1

Food Network

Strada Outlet

E.Leclerc

CATEGORIAS

Automóveis Internet
Comércio e Retalho Moda
Comida e Bebidas Novas tecnologias
Desporto Org. Internacionais
Educação Saúde e Bem-estar
Entretenimento Serviços Financeiros
Grande Consumo TV e Comunicação
Identidade Corporativa Viagens e Turismo

ARQUIVO

2012: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12
2011: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12
2010: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12
2009 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12