Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2010

Sonae

Nova Imagem Sonae

A Sonae após comemorar os seus em cinquenta anos em 2009, decidiu apostar numa nova identidade corporativa, depois de apresentado no ano anterior a sua nova estratégia corporativa que passou pela reorganização das áreas de negócio mostra agora a sua nova identidade corporativa em que já estava a ser trabalhada há cerca de um ano. A empresa, pretende agora, com esta nova identidade passar a imagem de uma marca inovadora, dinâmica, criativa e mutável.

A Sonae (Sociedade Nacional de Estratificados) foi fundada a 18 de Agosto de 1959 por Afonso Pinto Magalhães. O seu fundador era um dos empresários mais importantes do norte do país, tendo fundado também o Banco Pinto Magalhães, assim como os supermercados Invictus no Porto e Modelo em Lisboa, entre outros.

Belmiro de Azevedo é contratado apenas no ano 1965, quando a empresa apostava unicamente na produção de laminado decorativo.

Na década seguinte, a Sonae diversificou-se, inicialmente, adquirindo fábricas de aglomerados de madeira, nomeadamente a Novopan iniciando, também, nesta década a sua actividade no sector da química industrial. Depois do 25 de Abril de 1974, o fundador da empresa colocou Fábio Lemos no controlo da mesma. O período após a revolução foi muito conturbado para a Sonae que não chegou a ser nacionalizada devido à luta e às greves dos trabalhadores.

Nos anos oitenta, Belmiro de Azevedo passou a ser accionista de 16% da empresa e após a morte de Afonso Pinto Magalhães e depois de uma longa batalha judicial com a família do fundador que veio a desistir e Belmiro de Azevedo toma conta dos destinos da empresa. Nesta década, é quando a Sonae se diversifica mais e define a sua estratégia para as décadas seguintes. Em 1983 é constituída a Sonae Investimentos, SGPS e a empresa é lançada no mercado de capitais com uma capitalização bolsista cerca de dois milhões e quinhentos mil euros. No ano seguinte, em 1984, a Sonae inicia a actividade da Modelo Continente Hipermercados (uma joint-venture com a empresa francesa Promodès). Ainda neste ano, adquiriu o maior produtor de aglomerado de madeira do país, a Agloma e foi criada a empresa MDS para assegurar a gestão dos riscos e dos seguros das empresas do grupo. É em 1985 que abre o primeiro hipermercado da Sonae, o Continente de Matosinhos, marcando o início da joint-venture acima descrita. No ano seguinte, a empresa abre o Porto Palácio Hotel e adquire a rede de parques de campismo Orbitur. Em 1987 a Sonae uniformizou os supermercados Modelo e Invictus apenas para Modelo, tornando-os numa cadeia nacional. Nos dois anos seguintes deu-se a criação da Sonae Tecnologias de Informação, vocacionada para o sector das tecnologias de informação e media. Inicia-se a actividade da Sonae Imobiliária. Abrem os primeiros centros comerciais geridos pela Sonae, em Portimão e Albufeira e é adquirida a agência de viagens Star. É, também, em 1989 que é criada a Ibersol, empresa para o ramo da restauração e gestão hoteleira, representante em Portugal de grandes cadeias como a Pizza Hut ou Burger King. Ainda neste ano, inicia emissões a Rádio Nova, o primeiro meio de comunicação detido pela Sonae.

A década de 1990 começa com o lançamento do jornal Público e a abertura da fábrica SIAF MDF de Mangualde. No ano seguinte abre o primeiro centro comercial “moderno” em Portugal, o CascaisShopping. Em 1995, a Sonae lançou várias empresas de retalho especializado, como a Modalfa (vestuário e acessórios) e a MaxMat (bricolage e materiais de construção) e dá-se a abertura dos Health Clubs Solinca. No ano seguinte é lançada a Worten. O ano de 1997 fica marcado com a abertura do maior centro comercial da Península Ibérica na altura, o Centro Comercial Colombo. É, também, neste ano lançada a Vobis (especializada para a área da informática) e a Sport Zone (especializada para a área do desporto). No final da década, foi lançada a Optimus, em 1998. Também neste ano deu-se a abertura do NorteShopping e foi adquirida por parte da Sonae a Portucel, com o objectivo de liderar o sector da produção de celulose na Península Ibérica. O ano de 1999 ficou marcado pela abertura do Centro Vasco da Gama, a aquisição da Soporcel (fabricante de pasta de papel) e o lançamento do Clix e da Novis. Destaque ainda para a internacionalização da Sonae Sierra, com entrada em Espanha, Grécia e Brasil.

A década de 2000 marca o crescimento internacional da Sonae. Logo nesse ano, a SonaeCom foi admitida à cotação na Bolsa de Lisboa e deu-se a entrada da Sonae Sierra na Alemanha e em Itália. É também neste ano lançado o portal de leilões online miau.pt e é criado o BizDirect. Os dois anos seguintes ficam marcados pela inauguração do AlgarveShopping em Portugal e pelo maior centro comercial da América Latina, o Shopping Parque D. Pedro, no Brasil. Em 2004, a Sonae lançou o Optimus Home e a Zippy (vestuário e acessórios para crianças) e vendeu a posição existente na Portucel/Soporcel. No ano seguinte, lança o Kanguru, dá-se o spin-off da Sonae Indústria e abre o primeiro centro comercial do grupo na Grécia. Em 2006, lança a Worten Mobile (para telecomunicações móveis), a Área Saúde (produtos de saúde, beleza e bem-estar) e Clix Smart TV (pacotes de canais de televisão). Ainda neste ano, a Sonae Capital integra o consórcio Éolicas de Portugal (ENEOP) e lança uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Portugal Telecom e PT Multimédia. Em 2007, dão-se alterações na estrutura de gestão da empresa, tornando-se Paulo Azevedo o novo CEO e passando Belmiro de Azevedo a Chairman. Neste ano é adquirida a Carrefour Portugal e são lançados os cartões de fidelização do Continente e do Modelo. É, também, lançada a book.it (livros e artigos de papelaria) e dá-se, ainda, a entrada na Roménia, com a aquisição da River Plaza Mall, para além da inauguração do primeiro centro comercial na Alemanha, o Alexa Centre. Em 2008, foram lançadas as sapatarias Loop e as pastelarias Bom Bocado enquanto a Sport Zone a Worten obtiveram internacionalização para o mercado espanhol. Dá-se, também, a fusão da Geotur com a Star, passando a chamar-se GeoStar. Em 2009, a empresa apresentou a sua nova estratégia corporativa reorganizando as áreas de negócio culminando agora com o lançamento da nova identidade corporativa. Actualmente, a Sonae tem cerca de 38 mil colaboradores em todos os países onde está, tendo divulgado a todos eles o renovar dos valores da marca. E tal como foi anunciado em Março de 2009, com a separação dos negócios de retalho, a Sonae tem no seu portfolio a SonaeMC (Modelo Continente), a SonaeSR (Retalho Especializado/Specialized Retail), a SonaeRP (Imobiliária/Retail Properties), para além da SonaeCom (telecomunicações e media) e da SonaeSierra (gestão de centros comerciais).

Publicado por Rebrand às 10:32
permalink

O Alfabeto Português!

Todas as letras e todas as regras do alfabeto da língua portuguesa!
alfabeto.pt/o-alfabeto-portugues.html
Rebrand de A a Z: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Rebrand © 2013
Acompanhar no Facebook
Seguir no Twitter
Subscrever RSS
TRANSLATE:

MAIS RECENTES

Solvay

Grupo CGI

American Airlines

Nivea

SAAB

MEO

VH1

Food Network

Strada Outlet

E.Leclerc

CATEGORIAS

Automóveis Internet
Comércio e Retalho Moda
Comida e Bebidas Novas tecnologias
Desporto Org. Internacionais
Educação Saúde e Bem-estar
Entretenimento Serviços Financeiros
Grande Consumo TV e Comunicação
Identidade Corporativa Viagens e Turismo

ARQUIVO

2012: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12
2011: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12
2010: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12
2009 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12